quarta-feira, 7 de abril de 2010

CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO SISTEMÁTICA DOS DIVERSOS PAPÉIS EMPREGADOS NOS QUATRO PRIMEIROS PADRÕES DE SELOS REPUBLICANOS

INTRODUÇÃO
Advertimos aos nossos leitores e amigos que este trabalho, elaborado há mais de 20 anos, é uma COMPILAÇÃO de diversas obras, fruto de pesquisas de renomados autores e tem por único objetivo UNIFICAR as descrições, com o máximo possível de detalhes, a fim de FACILITAR uma perfeita IDENTIFICAÇÃO dos diversos tipos de papel empregados na fabricação de nossos primeiros selos postais republicanos.
Antes de mais nada é preciso explicar que durante muitos anos os autores deste despretencioso trabalho vinham já desenvolvendo, em conjunto, as mais variadas pesquisas filatélicas, principalmente no que diz respeito aos selos ordinários da República, uma vez que sempre acreditaram na premissa de que somente trabalhos em equipe podem levar a bom termo estudos dessa natureza.
Desse intercâmbio constante e frequente de informações, surgiu - por volta do final dos anos oitenta - a ideia de se compilar uma listagem cronológica e sistemática, com a indicação precisa de paradigmas, dos papéis usados nas quatro primeiras séries republicanas, muitos dos quais, diga-se de passagem, se repetem em duas ou até nas quatro séries.
O esquema seguido no presente trabalho foi o seguinte: os papéis estão ordenados pela ORDEM DE APARECIMENTO, numa catalogação NUMÉRICA e, ainda, identificados pelas LETRAS com que costumam sem conhecidos pelos filatelistas especializados, que sempre empregaram o sistema alfabético criado pelo saudoso mestre Helmuth Ponge.
Na redação dos textos descritivos de cada tipo de papel foram utilizados dados constantes de pesquisas realizadas pelos distintos filatelistas: Horst Flatau, Helmuth Ponge, Eliziário Bahiana, Dorvelino Guatemozim, Mário Branco, Sérgio Laux e José de Oliveira Pinho, todos eles renomados pesquisadores, aos quais deixamos aqui o nosso tributo de admiração e respeito.
Em alguns casos as DATAS apresentadas poderão até divergir quanto àquelas comumente reconhecidas; todavia, são datas constantes de peças existentes nas coleções dos AUTORES, que apresentam obliterações mais recuadas que as tradicionalmente conhecidas.
Em abril de 2000, um dos autores conseguiu fazer publicar essa descrição na edição Nº 28 da Revista MOSAICO, publicada pela Câmara Brasileira de Filatelia (páginas 85 a 92), embora sem essa introdução.
Infelizmente, no decorrer do tempo, um dos autores veio a falecer, o que impediu a continuidade das diversas pesquisas que vinham sendo feitas, principalmente no tocante ao estudo dos carimbos dos primórdios da República. Seja como for, ao darmos nova divulgação à esse trabalho estamos certos de estarmos prestando uma homenagem ao grande amigo e companheiro de todas as horas, Dr. Armando Ribeiro.
Os Autores
Marlino Moreira dos Santos
Armando Ribeiro (in memoriam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário